quarta-feira, 15 de junho de 2016

PME na Rede

INTRODUÇÃO


O Plano Municipal de Educação (PME), Lei Municipal Nº 6.271/15, sancionado no dia 17 de setembro de 2015 pelo Prefeito Fernando Haddad, foi construído com a sociedade com o objetivo de ser um forte instrumento, para a qualidade da educação, fim da evasão, fim do analfabetismo e construção de uma gestão democrática.
O PME tem regência de 10 anos estabelece 13 metas e 14 diretrizes que devem orientar o Executivo na capital paulista.
Após 4 anos de vigência, serão publicados estudos para aferir a evolução do cumprimento das metas.


Destaque  do Plano Municipal da Educação – PME
- Aumento do financiamento
- Ampliação do atendimento de crianças de zero a 3 anos
- Redução do número de alunos por sala
- Aperfeiçoamento da gestão democrática da educação
- Valorização do profissional do magistério público

META 1
AMPLIAÇÃO DO INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO.
O financiamento da educação municipal amplia para 33% o investimento na manutenção e desenvolvimento do ensino e da educação inclusiva.
Entre as estratégias está a implantação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQUI), no prazo de vigência do plano reajustado progressivamente até a implementação plena do Custo Aluno Qualidade ( CAQ).
Ainda incluem o destino de parcela da participação no resultado ou compensação   financeira pela exploração  de petróleo, gás natural e outros recursos para a manutenção e desenvolvimento do aluno, assegurando a transparência e o  controle social na utilização dos recursos aplicados  educação.

META 2
REDUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS POR SALA DE AULA.
A segunda PME versa sobre a diminuição de número de alunos por educador, estabelecendo os mesmos nos Centros de Educação Infantil assim que a meta de universalizar o atendimento a essa demanda seja alcançada.
Para alcançar esse objetivo e ter a qualidade social e as condições de trabalhos dos profissionais são propostas realizações ações conjuntas com o Estado de São Paulo, para análise de demanda, da capacidade dos equipamentos e dos locais que precisam de novas construções.
Outro aspecto é a preocupação nas construções de novas Unidades Educacionais, com projetos que respeitem às respectivas faixas etárias e a acessibilidade.




META 3
FOMENTO À QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Esta meta prevê melhorar o fluxo escolar e valorizar a autonomia da escola.
As medidas previstas são: transferência direta de recursos financeiros à escola, combinar os processos de avaliação de ensino com a auto avaliação das Unidades Educacionais, implementação da Educação Básica, incorporação de conteúdos da Educação Ambiental e a criação de uma rede de proteção social, articulando com áreas da saúde, trabalho e emprego, assistência social, cultura e esportes.


META 4
VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO PÚBLICO.
O Plano Municipal de Ensino prevê a valorização do profissional do magistério público da Ed. Básica, em especial da Rede Municipal de Ensino garantindo uma política de formação continuada, através de estratégias de incentivos à formação inicial, formação continuada e o aperfeiçoamento profissional.


META 5
UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A meta prevê que até 2016, a Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos seja universalizada. Além disso, assegurar o atendimento para 75% das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses até 2025, construindo novas Unidades Educacionais de Educação Infantil e buscam a ampliação da Educação em Tempo Integral para crianças de 0 a 5 anos em todas as Unidades Educacionais.

META 6
UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O objetivo é universalizar o Ensino Fundamental de nove anos, público e gratuito dos 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos educandos conclua essa etapa na idade recomendada. Prevê o acompanhamento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos educandos, promovendo condições adequadas para o sucesso escolar dos estudantes.

META 7
ESTIMULAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
A meta prevê a elevação da taxa líquida de matrícula no Ensino Médio para 85% até 2025 e para isso, apresenta algumas medidas, como: oferta do Ensino Médio nos turnos diurno e noturno; criação de programas de cultura e de educação para a população de jovens; implementação de uma rede de proteção de exclusão; estímulo à participação de adolescentes nos cursos das áreas tecnológica e científica; expansão das matrículas de Educação Profissional Técnica de nível Médio na rede pública, estadual e federal; estágio na Prefeitura Municipal de São Paulo para alunos da Educação Profissional.

  
META 8
UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A POPULAÇÃO COM DEFICIÊNCIA.
O objetivo é a universalização, até 2025 do acesso da população com todos os tipos de deficiência à Educação Básica, inclusive ao atendimento educacional especializado e para que isso aconteça, contam com as seguintes estratégias: garantia de atendimento preferencialmente na rede regular de ensino; promoção de articulação entre órgãos e políticas públicas de saúde; garantia de oferta da Educação Bilíngue, em língua de sinais; formação continuada para os educadores da rede.


META 09
EDUCAÇÃO INTEGRAL
Trata da Educação Integral em tempo integral, a todos os educandos, garantindo também para os educandos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação.

META 10
SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO E AMPLIAÇÃO DA ESCOLARIDADE MÉDIA.
Superação do analfabetismo e ampliação da escolaridade média, ressaltando a necessidade de incentivar a continuidade dos estudos dos jovens e adultos, incluindo os prisioneiros encarcerados, articulando a formação básica com a preparação para o mundo do trabalho.

META 11
ESTÍMULO À EXPANSÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS.
Estímulo à expansão das Instituições de Educação Superior Públicas, colaborando para isso a Prefeitura Municipal de Educação juntamente com o Estado de São Paulo e a União.

META 12
EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO.
Efetivação da Gestão Democrática da Educação aborda a necessidade do fortalecimento do Fórum Municipal de Educação com a formação de Conselheiros e Formação de Comissão Municipal de Articulação Inter federativa.

META 13
ELABORAÇÃO DE PLANOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO.
Elaboração de Planos Regionais de Educação, pensando nas particularidades de cada região, sendo necessária à criação de estratégias específicas para redução de desigualdades e melhoria no atendimento.


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